segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Legislativas 2009

Os programas eleitorais dos partidos vão sendo apresentados e cada vez mais se fala das legislativas. As sondagens mostram o PS e o PSD muito próximos, mas não sei até que ponto em que estas são 100% fiáveis, basta ver o exemplo das Europeias.

No entanto, podemos fazer uma análise dos dois principais partidos, PS e PSD e dos seus candidatos, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite. Sócrates é alvo de inúmeras criticas e as propostas que apresenta no programa eleitoral são o contrário do que fez em 4 anos de Governo, mas tem uma grande vantagem, a politica popular, coisa que Manuela Ferreira Leite se recusa a fazer.

Portugal é um país maioritariamente popular que acede às manifestações de José Sócrates pela politica popular enquanto que Manuela Ferreira Leite prefere a politica de gabinete, preocupando-se em desenvolver a sua candidatura direcionada para a economia e principalmente para as classes mais altas e que mais a compreende do ponto de vista de apresentação de programa eleitoral, ou seja, a minoria.

É nesse campo em que Sócrates ganha vantagem, no entanto o descontentamento por parte das classes mais baixas é tão generalizado que muito provavelmente não irão votar PS devido às actuais politicas, não irão votar PSD pois não se identificam com a lider e os votos ficarão divididos pelas outras forças politicas como o CDS, o BE, entre outros.

O que é certo é que Manuela Ferreira Leite não consegue ir ao encontro das populações, o que Sócrates sabe fazer, apesar de enfraquecido pela revolta do povo face às suas medidas.

Aguardaremos com curiosidade para analisar os desenvolvimentos na campanha eleitoral.

Entretanto, convido todos os leitores de blog a comentar os artigos contribuindo para um debate pertinente e interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário