sexta-feira, 31 de julho de 2009

Autárquicas Lisboa 2009

De pouco ou nada adiantou o debate de Terça-Feira entre os dois principais candidatos à Câmara de Lisboa, António Costa e Pedro Santana Lopes, revelando-se uma discussão enfadonha com a troca de acusações entre ambos. Apesar de não ter sido um debate relevante, conseguimos compreender que as grandes armas das duas campanhas são as dividas da câmara comparando os dois executivos camarários, no entanto apenas uma pequena percentagem dos eleitores de Lisboa se preocupam com isso, pois o que querem é ver solucionados os problemas que afectam directamente a sua vida, como o estacionamento, a degradação dos prédios e das ruas entre muitos outros assuntos que deviam ter sido aprofundados.

A opção de António Costa em fechar a Baixa Lisboeta aos carros e passar a cobrar uma taxa de residente é completamente absurda, contribuindo ainda mais para a desertificação do centro da cidade, que cada vez mais precisa de ser revitalizado, não com proibições mas sim com incentivos à ida da população ao local.

Voltando às dividas da câmara é certo que o que Pedro Santana Lopes diz é correcto, pois se este não podia contrair empréstimos à banca para pagar a fornecedores no seu mandato e António Costa podia, a câmara deixou de dever aos fornecedores mas passou a dever ainda mais, pois inclui juros, à banca e nesta questão podemos ver o exemplo de muitas familias portuguesas que se endividam para pagar dividas, exactamente o que aconteceu aqui.

Depois deste debate, ficamos com a impressão de que ambos estão mais interessados em discutir as dividas e que aquela obra custou x milhões e quem a iniciou e a inaugurou do que é realmente importante para os lisboetas, as suas condições de vida, o estado da zona onde mora, as preocupações diárias com o estacionamento, etc.

Aguardaremos até ao próximo debate para uma discussão mais virada para a população e os seus interesses.

2 comentários:

  1. Os debates politicos estão a entrar num beco sem saida

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo, os debates politicos estão cada vez mais monótomos e sem nenhum ponto de interesse que cative o telespectador.

    É pena que os sr. politicos não se apercebam que os debates precisam de ser revitalizados.

    Clipper

    ResponderEliminar