sexta-feira, 17 de julho de 2009

Custo dos Produtos

Em época de crise é normal ouvirmos na comunicação social lamentações sobre o preço dos produtos mas, na realidade, o preço a que nós, consumidores, pagamos pelos produtos é muito superior ao que o produtor os vende. A titulo de exemplo, o preço da sardinha sobe mais de 100% desde a lota até ao consumidor final.

É essencial que as empresas desenvolvam a sua actividade tendo uma margem de lucro, no entanto, esta não pode ser exagerada como muitas vezes é. Se pensarmos nas promoções que as lojas de roupa fazem podemo-nos aperceber da margem de lucro que as lojas têm. Se fazem descontos de 70% e mesmo assim tem lucro com o artigo é porque a margem de ganho que a loja tem com o artigo vendido sem estar em promoção é superior a 70%, o que, para tempos de crise é bastante exagerado.

Todo este negócio acaba por beneficiar as grandes empresas e prejudicar quer o consumidor que paga os produtos a um preço muito acima do real resultando em menos compras quer o pequeno comércio que acaba por perder devido à diminuição do poder de compra por parte do consumidor.

Sem comentários:

Enviar um comentário